Boas práticas para operar um Centro de Usinagem

Boas práticas para operar um Centro de Usinagem Com o aumento da utilização de Centros de Usinagem no setor industrial, é importante que o operador da máquina CNC tenha atenção em mais algumas ações. Por este motivo listamos algumas dicas sobre o que se deve saber antes de operar um Centro de Usinagem:

Ser proficiente no código G
Os centros de usinagem são máquinas controladas por CNC, tendo seus movimentos feitos sob o comando de um software que utiliza estes códigos. O operador deve ter conhecimentos destes códigos que são utilizados pelos programas CAM, pois com eles saberá exatamente os procedimentos que serão realizados no processo de usinagem.

Preparação e Manuseio das ferramentas
Farão parte da rotina do operador algumas atividades como: o start-up e o desligamento da máquina. No start-up, muitas vezes será necessário realizar um procedimento de warm-up, ou seja, o aquecimento do cabeçote, uma medida preventiva que busca aumentar o desempenho e a vida-útil do cabeçote da máquina. Outra atividade de start-up é verificar as ferramentas que serão utilizadas, se estão colocadas corretamente no magazine, se estão em boas condições e realizar os ajustes necessários para a usinagem.

Solucionar pequenos problemas e erros
A proatividade de um operador também é bem vista. Além de operar a máquina, realizar tarefas básicas de manutenção preventiva ou corretiva ajuda no dia a dia. Alguns ajustes, tanto mecânicos como apertar alguma proteção ou peça, quanto ajustes de programação como alterar algum comando mediante a condição atual da máquina são fatores que fazem com que a produtividade seja melhor. Caso o problema seja maior ou mais complexo, não hesite em chamar técnicos especializados ou um supervisor para tratar deste problema.

Medidas preventivas
Compreenda e tenha conhecimento das medidas preventivas do equipamento o qual irá trabalhar e do ambiente de trabalho. A limpeza do equipamento e do local de trabalho, por exemplo, ajuda a melhorar o desempenho da máquina e melhorar a produtividade. Observar também itens de desgaste pode auxiliar a equipe técnica em futuras manutenções.

Equipamentos de medição
Para garantir que os componentes sejam produzidos dentro da qualidade necessária é primordial o uso de equipamentos de medição como: paquímetro, micrômetros, comparadores, dentre outros. O uso destes ajudará o operador a acompanhar se as peças produzidas estão dentro do padrão de qualidade exigido, podendo ser corrigido o quanto antes para atender o prazo e não perder matéria-prima.