Você sabe o que é um centro de usinagem?

Você sabe o que é um centro de usinagem? Os centros de Usinagem são equipamentos industriais que trabalham com materiais sólidos, como metais e plásticos. O material trabalhado é preso em uma mesa, ou pallet que se move com o intuito de remover cavacos para formar a peça desejada. Os movimentos, a velocidade e o avanço são programados via computador instalado na própria máquina, o CNC. Esta é uma máquina totalmente carenada para proteger o operador de possíveis acidentes, dando acesso à mesa e às peças através de uma porta que só é permitida a abertura quando a máquina não estiver trabalhando.

Este tipo de máquina tem a capacidade de trabalhar com, no mínimo, três eixos. O eixo X, que se move da esquerda para direita (movimento transversal), eixo Y, que se move para frente e para trás ( movimento longitudinal), e eixo Z que se move de cima para baixo (movimento vertical). Devido a sua versatilidade, é possível habilitar ou trabalhar com mais eixos nos centros de usinagem.

Sobre as peças produzidas, estas podem ser peças prontas que já foram usinadas ou podem ser fabricados moldes, modelos e matrizes que, por sua vez, serão utilizadas em peças moldadas.

Alguns modelos também contam com um magazine trocador de ferramentas, possibilitando o uso de vários tipos de ferramentas para realizar as mais diversas operações dentro de um único processo como: furar, rosquear, mandrilar, dentre outras. Os centros de usinagem são conhecidos por serem máquinas precisas, oferecendo tolerâncias dentro dos mais rígidos padrões e normas internacionais.

A programação de um centro e usinagem pode levar um certo tempo na primeira vez, porém, em uma produção em série ou de grande complexidade, ele se mostra muito eficiente uma vez que exige poucas intervenções do operador durante todo o processo.