Já ouviu falar em BNDES? Entenda melhor o que é e como pode aproveita-lo

Já ouviu falar em BNDES? Entenda melhor o que é e como pode aproveita-lo Se você já tem um negócio, ou pretende iniciar seu próprio negocio, já deve ter ouvi falar no BNDES e em suas linhas de financiamento. Mas, você sabe o que é o BNDES e se pode ou não utilizar suas linhas de financiamento?

Vamos começar pelo inicio, entendendo melhor o que significa a sigla BNDES. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um órgão público federal ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que tem como principal objetivo incentivar a atividade econômica nos diferentes setores da economia brasileira. Através de seu apoio financeiro, procura gerar renda, empregos e melhorias sociais de modo que a sociedade toda se beneficie de suas ações na economia do pais.

O funcionamento do BNDES é relativamente simples: nas linhas de crédito e financiamento oferecidos pelo BNDES, uma quantia de capital é concedida para ser paga em longo prazo pelo porém deve ser utilizada para uma finalidade especifica. Ou seja, onde este dinheiro será aplicado deve ser pré determinado, por exemplo, compra de máquinas, melhorias da estrutura da empresa, expansão ou modernização e assim por diante. É diferente das linhas de Capital de Giro ou Empréstimo, onde o dinheiro pode ser aplicado para qualquer finalidade. Outra diferença bem importante são os custos, quando se é concedido capital para um investimento especifico, como é o caso do BNDES, as taxas de juros são menores, comparados com as linhas onde a aplicação do dinheiro pode ser feita da maneira como o empresário bem entender.

No caso de máquinas e equipamentos, a linha de financiamento do BNDES indicada é o BNDES Finame, que utiliza os recursos do banco de desenvolvimento para oferecer financiamento para a aquisição de máquinas e equipamentos novos para sua empresa. Como o intuito é fomentar a indústria nacional, o financiamento se aplica somente a máquinas e equipamentos novos, não é possível utilizar para produtos semi-novos ou usados. Outro ponto importante é que só é possível utilizar qualquer linha de financiamento do BNDES para produtos com fabricação total nacional ou com mais da metade da produção nacional, por exemplo, pode ser importada toda a estrutura de uma máquina e sua carenagem e parte eletroeletrônica ser montada e instalada no Brasil. A vantagem de utilizar estas linhas, é que dependendo o porte da sua empresa, pode ser financiado até 85% do valor do bem em um prazo total que pode chegar a até 120 meses, com até 24 meses de carência.