Por que escolher um centro de usinagem CNC?

Por que escolher um centro de usinagem CNC? Você sabe ao certo as vantagens que um usuário de Centro de Usinagem pode ter?

Separamos aqui algumas das principais vantagens para te ajudar na hora de escolher uma máquina.

CNCs são projetados para realizar trabalhos mais específicos. Existem vários tipos de CNC mas, basicamente, se diferem pela orientação do cabeçote podendo ser vertical ou horizontal. A escolha vai depender muito do trabalho a ser usinado.

Um CNC é capaz de fabricar uma ampla diversidade de peças. Máquinas deste porte e categoria costumam apresentar a possibilidade de usar mais eixos além dos três eixos cartesianos (X, Y e Z). Isso traz um ganho de produtividade pois não é preciso realizar mais de uma etapa para concluir um trabalho, além de apresentar maior precisão na operação.

CNCs possuem controles automatizados e computadorizados que, com o passar do tempo, vão se atualizando e cada vez mais se tornando intuitivo e amigável para o operador. É importante que o operador, além do conhecimento básico de programação, se atualize destas novas versões para tirar um melhor proveito dos controles.

Maior facilidade de acompanhar a produção dos componentes. Além de acompanhar visualmente é possível ver no controle os dados digitados no programa e, caso encontrado algum erro ou métodos de melhoria, a alteração se torna mais fácil. Muitos destes controles já apresentam softwares que sugerem operações que otimizam a usinagem

A segurança nas operações é maior pois é uma máquina totalmente carenada, protegendo o operador de qualquer risco de acidente. Além disso, com o controle computadorizado, podem realizar os trabalhos e alterações no programa distante da área de trabalho.
O investimento em tecnologia deve ser constante nas empresas para torná-la sempre competitiva e antenada com o mercado. Além destas vantagens, podemos citar algumas outras:

- Os componentes podem ser produzidos em série e com precisão;
- Facilidade na fabricação de peças complexas;
- Os programas de usinagem podem ser salvos na memória da máquina ou em uma unidade externa;
- Os tempos de usinagem são menores;
- Maior facilidade de usinagem nos diversos tipos de materiais.

Com todas estas vantagens, podemos concluir que o investimento em uma máquina CNC poderá aumentar o rendimento da empresa e diminuir seu custo de produção, tornando uma alternativa lucrativa em médio prazo.